Enjoy a 15% discount on all purchases until the 31st of March 2023 using the promo code EOFWEB22 at check out!

Luxury and Fashion Our global industry experts explore the key trends shaping consumer preferences that drive fashion and luxury, using timely insights to stay one step ahead of the latest innovations and business strategies.

Brasil Perde Duas Posições No Ranking Global De Luxo Em 2017

1/25/2018
Elton Morimitsu Profile Picture
Elton Morimitsu Bio
Share:

O mercado de luxo mundial movimentará USD955 bilhões, um crescimento de 4% esse ano (valores correntes).  Contudo, algumas regiões do planeta ainda enfrentam um cenário econômico negativo e a região das Américas é uma das que está influenciando negativamente o cenário global. A América do Norte apresentou uma queda de 3% em 2017 (valores correntes) devido às incertezas relacionadas ao governo Trump. Já a América Latina apresentou uma queda menor, de 0,5% (valores correntes), devido, principalmente, ao desempenho ruim de vendas no Brasil.

 

Vendas de luxo caem no Brasil

Após um ano desafiante em 2016, as vendas de luxo no Brasil continuam a enfrentar obstáculos. O segmento de luxo no Brasil movimentou R$22,5 bilhões em 2017, uma queda de 8,5% comparado ao ano anterior. Embora ainda negativo, o cenário é um pouco melhor que em 2016 quando o segmento apresentou uma forte queda de 15% (valores correntes).

A crise política continua a influenciar as vendas de itens de luxo inclusive entre aqueles que não tiveram a renda impactada pela situação econômica. O que se vê são consumidores que continuam a ter um alto poder aquisitivo, mas que adotaram um comportamento mais moderado e de menos ostentação.

 

2018 será ano decisivo para o luxo no Brasil

O desempenho negativo do mercado de luxo no Brasil fez com que o país voltasse ao nível de consumo pré-crise e caísse duas posições no ranking global, sendo ultrapassado pelo México e assumindo a 22ª posição (valores correntes, em dólares e com valor de câmbio fixo de 2017). O Brasil, que já chegou a ser 18ª em 2015, não deverá recuperar sua posição global no curto prazo. Projetamos um crescimento de 2% ao ano até 2022 (valores constantes de 2017, descontando inflação).

Com a retomada da economia prevista para os próximos anos, a indústria de luxo espera um crescimento tímido. Contudo, muitas empresas estão olhando esse cenário com cautela. As eleições de 2018 presidenciais no ano que vem serão extremamente importantes para a tomada de decisões das empresas.

Nota: O segmento de luxo na Euromonitor International inclui: vestuário, calçados, acessórios, eletrônicos, bebidas, cosméticos, carros e hotéis.

Interested in more insights? Subscribe to our content

Latest Insights

Luxury and Fashion: What to Expect in 2023?

Fflur Roberts 01 March 2023

100% Optical 2023

Euromonitor International 31 January 2023

Shop Our Reports

Competitor Strategies in Personal Accessories

Personal accessories sales growth slowed in 2022, due to a high inflation environment, continuing COVID-19 restrictions in China, and the impact of the war in…

View Report

IFA 2022 Event Insights

This IFA 2022 Event Insights report unveils important product launches from one of the biggest trade shows for consumer electronics and appliances held annually…

View Report

Wellness as a Key Value Driver in Sportswear

Sportswear continued to outperform the overall industry in 2022, but a more challenging environment over the forecast period calls brands to shift their message…

View Report
Passport Our premier global market research database with detailed data and analysis on industries, companies, economies and consumers. Track existing and future opportunities to support critical decision-making across all functions within your organisation Learn More