Consumers Our insights cover everything from income, spending, behaviour and attitudes to demographic changes and household makeup. We help businesses anticipate consumer preferences and stay relevant long term.

Brasileiros Cada Vez Menos Dependentes Do Dinheiro Vivo

12/11/2017
Marília Borges Profile Picture
Marília Borges Bio
Share:

O mundo hoje vive uma mudança em relação à escolha do meio de pagamento, com o consumidor deixando de lado as cédulas de dinheiro e se aproximando cada vez mais dos cartões e alternativas eletrônicas de pagamento.

Nós projetamos um aumento global de 5,5% no valor das transações por meio de cartões, atingindo um patamar de 23,3 trilhões, em 2017, enquanto o valor das vendas por meio de cédulas deverá decair 1%. Assim, espera-se que o valor das transações por meio de cartões ultrapasse, pela primeira vez, o valor por meio de cédulas em 2017.

Esse movimento está alinhado com uma megatendência chamada de premiunização que não indica somente a busca por produtos premium, mas também a demanda por uma experiência de pagamento diferenciada.

Cartões de débito substituem o dinheiro vivo no Brasil

No Brasil, os valores das transações por meio de cartões e cédulas aumentarão 5,5% e 4%, respectivamente, em 2017, seguindo a tendência global. Os cartões de débito continuarão a ter um desempenho melhor que os de crédito, com um crescimento esperado de 8% esse ano.

Pagamentos no Brasil: Cartoes vs. Cedulas line graph. Constant 2017 prices, retail value, BRL. Compares 2012-2022 in bilhoes de reais.

A tendência da substituição dos pagamentos em dinheiro vivo por cartão, principalmente de débito, deve ser uma tendência irreversível e especialmente relevante para compras de baixo valor, em função dos consumidores estarem se acostumando com a segurança e conveniência desse método de pagamento. À medida que o número de adquirentes que operam no mercado brasileiro aumenta de forma agressiva, espera- se não somente um aumento da penetração das máquinas de cartão (POS — point of sale), como também um crescimento acentuado dos métodos de pagamento de cartões.

Nós projetamos que as transações por meio de cédulas deixem de movimentar, globalmente, USD 725 bilhões até 2022. No Brasil, é esperado um crescimento modesto de 1% ao ano enquanto as transações por meio dos cartões devem crescer anualmente 5% no mesmo período (valores deflacionados, com preço constante de 2017).

Interested in more insights? Subscribe to our content

Latest Insights

Money 20/20

Euromonitor International 17 September 2021

Electric Mobility: What’s Going to Drive the Polish EV Market?

Fransua Vytautas Razvadauskas 17 September 2021

Shop Our Reports

Innovation and Population Ageing: Adapting to the Longevity Era

The older consumer segment is growing rapidly globally, driving the need for genuine innovation to cater to older adults’ evolving and diverse demands. Older…

View Report

Current and Future Drivers of Asia Pacific consumer markets

The report will explore the key themes transforming consumer behaviour in Asia Pacific in the world beyond the pandemic, namely Digital Living, Rethink…

View Report

Unleashing Consumer Finance Innovation in Asia Pacific

Prior to the Coronavirus (COVID-19) pandemic, Asia Pacific had already begun to emerge as a leading edge of development in financial technology and digital…

View Report
Passport Our premier global market research database with detailed data and analysis on industries, companies, economies and consumers. Track existing and future opportunities to support critical decision-making across all functions within your organisation Learn More