Enjoy a 15% discount on all purchases until the 31st of March 2023 using the promo code EOFWEB22 at check out!

Services Our expert insights reveal the key consumer and industry trends shaping global services, including best-in-class innovations in technology, customer experience and sustainability to thrive in dynamic times.

A Busca Por Mais Experiência de Viagens e Menos Bens Materiais

4/30/2018
Marília Borges Profile Picture
Marília Borges Bio
Share:

A megatendência Experience More indica que os consumidores gastam cada vez mais em experiências em demérito dos bens materiais, o que representa um enorme potencial para marcas que oferecem experiências de valor agregado. É um fenômeno verdadeiramente global, permeável entre todos os setores, produtos e serviços. Os gastos do consumidor com experiências devem aumentar de USD 5,8 trilhões em 2016 para USD 8,0 trilhões em 2030, tendo em vista serviços de lazer, recreação, viagens e alimentação como proxy. Nas regiões emergentes, por exemplo, os consumidores gastam hoje cerca de 10% de sua renda em experiências.

De acordo com a pesquisa Global Consumer Survey 2017 da Euromonitor, 37% dos latino-americanos indicaram que pretendem aumentar os gastos com viagens de lazer e férias em 2018. Esta é a maior taxa de resposta em todas as regiões e está também acima da taxa de resposta global de 29%. Além disso, viagens e férias são a atividade em que os consumidores da América Latina mostram maior probabilidade de aumentar seus gastos.

Fonte: Global Consumer Survey 2017, Euromonitor International

 

Criando experiências locais únicas para os viajantes

Há um movimento experiencial crescente embalado pela percepção dos consumidores de que as experiências os tornam felizes – o que os coloca, portanto, em busca delas. Empresas como o Airbnb, que trabalham com o apelo de autenticidade, tiveram um bom desempenho, formando com seus usuários uma comunidade baseada em interesses compartilhados.

O modelo de negócios do Airbnb é intrinsecamente entrelaçado com a busca pelo real e autêntico, já que o mote da empresa surgiu na onda de viajantes que queriam "viver como um morador local" em vez de ficar em hotéis tradicionais. O Airbnb é a marca arquetípica da economia compartilhada, colocando o fator social e humano na frente e no centro de sua oferta de serviços. Ao procurar associar sua marca a um estilo de vida, o Airbnb fomenta uma relação de confiança e lealdade com seus usuários.

No saldo final, o que importa para as marcas a partir de agora é identificar o que está conduzindo o novo comportamento de quem busca fazer uma viagem. O hábito de priorizar experiências em vez de coisas materiais e uma maior inclinação para aquelas marcas com as quais o consumidor sinta que consegue se engajar – no sentido de ter uma experiência “não-commoditizada”, mas vista como autêntica e customizada, como a de um local – são questões chave que os players da indústria de turismo devem ter em mente  ao longo dos próximos anos.

 

Para saber mais, baixe o relatório da Euromonitor International apresentado no WTM Latin America 2018: http://go.euromonitor.com/event-2018-world-travel-market-latam.html

Interested in more insights? Subscribe to our content

Latest Insights

Loyalty and the New Normal

Nadejda Popova 16 March 2023

Shop Our Reports

World Market for Duty-Free: Unlocking Value and New Opportunities

The outlook for world duty-free looks rosy, as pent-up demand and the recent reopening of China are powering tourism recovery, despite the headwinds caused by…

View Report

Car Rental: Top Six Industry Trends

This report examines the global car rental industry, providing analysis on market sizes, brand and company shares, growth trends over the review period and…

View Report

Financial Cards and Payments in Western Europe

Electronic direct/ACH and card payments continue to take share from paper transactions in Western Europe, while mobile m-commerce continues to be the most…

View Report
Passport Our premier global market research database with detailed data and analysis on industries, companies, economies and consumers. Track existing and future opportunities to support critical decision-making across all functions within your organisation Learn More