Enjoy a 15% discount on all purchases until the 31st of March 2023 using the promo code EOFWEB22 at check out!

Services Our expert insights reveal the key consumer and industry trends shaping global services, including best-in-class innovations in technology, customer experience and sustainability to thrive in dynamic times.

México, Brasil e Argentina São os Países Mais Visitados na América Latina

4/23/2018
Marília Borges Profile Picture
Marília Borges Bio
Share:

 Nos últimos cinco anos, a América Latina foi palco de megaeventos esportivos como os Jogos Olímpicos de verão no Rio de Janeiro em 2016 e a Copa do Mundo, também no Brasil, em 2014. Com isso, houve um crescimento de 6% ao ano no número de chegadas de estrangeiros na região. E quem são esses turistas de outras regiões que vêm para a América Latina?

O grupo mais expressivo, em termos de número de viagens e excluindo os próprios latino-americanos, são os turistas dos Estados Unidos e do Canadá, seguidos de alguns países europeus. Vale ressaltar também as altas taxas médias de crescimento anual do número de viajantes vindos da China nos últimos anos.

A forte participação dos Estados Unidos enviando turistas para a região latino-americana se relaciona com a sua proximidade com o México. Os turistas europeus, por sua vez, escolhem os destinos latino-americanos – entre eles, o Brasil – por ainda os perceberam como exóticos e relativamente baratos. Já a China tem enviado cada vez mais turistas para a América Latina em função do turismo corporativo, mas também pelo mesmo motivo pelo qual manda turistas para as demais regiões do globo: a ascensão da classe média chinesa que está cada vez mais disposta a gastar, inclusive com viagens.

Fonte: Euromonitor International

Nota: Gráfico exclui as viagens entre países latino-americanos.

 

E quais países latino-americanos lideram o ranking de turismo receptivo?

O México é o campeão de turismo receptivo na região devido ao fluxo de turistas dos Estados Unidos, com o Brasil e Argentina em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Nota-se a taxa expressiva no crescimento do número de viagens a países como Chile e Colômbia, que apresentaram uma taxa média de crescimento anual bem acima dos outros quinze maiores destinos da região. Ambos os países possuem programas governamentais de incentivo ao turismo muito bem estruturados. No caso, o Procolombia na Colômbia, e o Chile Travel e o Chile es TUYO no Chile.

Fonte: Euromonitor International

Para os próximos anos, espera-se que o turismo receptivo na América Latina continue crescendo a uma taxa média de 4% ao ano no número de viagens até 2022, impulsionado em grande parte pelo amadurecimento dos programas de promoção e incentivo ao turismo em países como Peru, Colômbia e Chile. Além disso, espera-se uma melhora no perfil do turista estrangeiro viajando para destinos latino-americanos, à medida que esse turista passe a aumentar seu gasto médio por viagem. Com isso, a expectativa é de que, em 2022, os gastos advindos do turismo receptivo deverão ultrapassar os USD 111 bilhões.

 

Para saber mais, baixe o relatório da Euromonitor International apresentado no WTM Latin America 2018: http://go.euromonitor.com/event-2018-world-travel-market-latam.html

Interested in more insights? Subscribe to our content

Shop Our Reports

World Market for Duty-Free: Unlocking Value and New Opportunities

The outlook for world duty-free looks rosy, as pent-up demand and the recent reopening of China are powering tourism recovery, despite the headwinds caused by…

View Report

Disruptive Trends of Digital Banks in Asia Pacific and Australasia – How to Win the Profit Battle

Benefiting from growing smartphone penetration, supportive regulations and so on, a growing number of digital banks have been launched, challenging the…

View Report

Car Rental: Top Six Industry Trends

This report examines the global car rental industry, providing analysis on market sizes, brand and company shares, growth trends over the review period and…

View Report
Passport Our premier global market research database with detailed data and analysis on industries, companies, economies and consumers. Track existing and future opportunities to support critical decision-making across all functions within your organisation Learn More