Enjoy a 15% discount on all purchases until the 31st of March 2023 using the promo code EOFWEB22 at check out!

Services Our expert insights reveal the key consumer and industry trends shaping global services, including best-in-class innovations in technology, customer experience and sustainability to thrive in dynamic times.

As mudanças nas relações de trabalho e o impacto no turismo latino-americano

4/27/2017
Marília Borges Profile Picture
Marília Borges Bio
Share:

Não é novidade que a região latino-americana vem passando por mudanças socioeconômicas. Países com relevante atividade turística, como Brasil e México, não têm sido diferentes. Dessa forma, a indústria do turismo na região tem sentido o impacto dessas mudanças, principalmente quanto às transformações na dinâmica do mercado de trabalho.

Observam-se mudanças importantes no estilo de vida das pessoas que estão procurando cada vez mais flexibilidade nas suas relações com o trabalho, em busca de atingirem suas aspirações pessoais. É muito comum ver jovens deixando de lado o sonho do ‘trabalho para a vida inteira’ e optando por tornarem-se seus próprios chefes – seja via empreendedorismo, trabalhos freelancers ou contratos mais curtos.

Essa nova relação com o trabalho traz consigo mudanças importantes para a indústria de turismo como, por exemplo, a duração e número de viagens. Uma vez que os trabalhadores deixam a rotina de trabalho das 9-17h e das férias programadas de 30 dias, eles passam a optar por viagens mais curtas, aproveitando principalmente os feriados. Além disso, com as barreiras entre trabalho e lazer se embaralhando, esses profissionais também devem ter uma voz mais forte nas decisões relacionadas às viagens a trabalho. Um bom exemplo é a busca por acomodações alternativas em detrimento das opções tradicionais, de olho na oportunidade de uma experiência mais personalizada e ‘humana’. Nesse quesito, vemos o crescimento de opções alternativas de hospedagem, que já são uma tendência forte na América do Norte e Europa, mas que na América Latina são ainda algo novo, como os aluguéis de curta temporada. Segundo dados da empresa global de pesquisa de mercado Euromonitor International, espera-se que esses intermediários, como Airbnb, devam dobrar de tamanho em termos de faturamento nos quatro próximos anos, movimentando US$2,2 bilhões até 2020, e se tornar uma alternativa viável aos tradicionais hotéis próximos a distritos financeiros quando o assunto for viagens a negócios.

E a indústria de turismo já está atenta a esse novo, e único, tipo de viajante.  Em 2014, Airbnb tomou seus primeiros passos para atrair os turistas viajando a trabalho ao lançar uma plataforma dedicada exclusivamente a eles. Essa plataforma priorizava a listagem de anúncios com as típicas funcionalidades demandadas por quem viaja a negócios, como wi-fi e ferro de passar roupas. Pouco tempo depois, a empresa lançou o Airbnb for Business, uma versão aprimorada dessa plataforma, em que os usuários conseguem fazer suas próprias reservas e têm suas cobranças lançadas diretamente na conta da empresa.

Espera-se, portanto, que os novos valores de vida que vêm sendo trazidos por esse novo perfil de profissionais, que valorizam o elemento humano e a importância da experiência personalizada, mudem a relação dos turistas com as viagens a trabalho. A indústria do turismo deve continuar atenta à essa nova dinâmica para atender às preferências que emergem com o surgimento desse novo perfil de consumidores.

Interested in more insights? Subscribe to our content

Latest Insights

Loyalty and the New Normal

Nadejda Popova 16 March 2023

World Travel Market Africa

Euromonitor International 14 March 2023

Shop Our Reports

Car Rental: Top Six Industry Trends

This report examines the global car rental industry, providing analysis on market sizes, brand and company shares, growth trends over the review period and…

View Report

Financial Cards and Payments in Western Europe

Electronic direct/ACH and card payments continue to take share from paper transactions in Western Europe, while mobile m-commerce continues to be the most…

View Report

Financial Cards and Payments in Latin America

Although it is not the case in Brazil, the region’s biggest market, cash is still the leading payment method in many Latin American countries. However,…

View Report
Passport Our premier global market research database with detailed data and analysis on industries, companies, economies and consumers. Track existing and future opportunities to support critical decision-making across all functions within your organisation Learn More