Luxury and Fashion Our global industry experts explore the key trends shaping consumer preferences that drive fashion and luxury, using timely insights to stay one step ahead of the latest innovations and business strategies.

Panorama do Setor Joalheiro na América Latina

6/14/2018
Marguerite Le Rolland Profile Picture
Marguerite Le Rolland Bio
Share:

O segmento joalheiro da América Latina está sendo impulsionado principalmente pela categoria de joias finas e pelo mercado brasileiro. Contudo, o segmento joalheiro do México está se tornando cada vez mais importante. O mercado joalheiro latino-americano continua a ser dominado por lojas especializadas e é extremamente fragmentado, porém grandes players locais e internacionais, tanto de “costume jewellery” (onde são incluídas as vendas de bijuterias e prata, por exemplo) quanto de joias finas, estão ganhando força. Apesar de um contexto econômico frágil, a perspectiva regional é positiva uma vez que os joalheiros e varejistas inovam para atender à crescente demanda por produtos acessíveis.

O mercado joalheiro da América Latina em contexto global

Avaliado em USD 7,5 bilhões em 2017, o segmento joalheiro latino-americano é um dos menores do mundo considerando o consumo total, perdendo somente para a região da Australasia (que engloba Austrália e Nova Zelândia), avaliado em USD 3,3 bilhões. Em termos de consumo per capita, a região também é a segunda menor, com um consumo de USD 11,8/pessoa em 2017, atrás somente do Oriente Médio e África, com USD 6/pessoa.

Fonte: Euromonitor International

Vendas regionais apresentam queda desde 2016

O segmento joalheiro apresentou queda de vendas em 2016, um reflexo do desempenho ruim das vendas no Brasil, que corresponde por cerca de 50% do total da região. A recessão econômica no país impactou negativamente as vendas do setor joalheiro à medida que os consumidores passaram a investir mais em “costume jewellery” e menos em joias finas. Consequentemente, o total do faturamento das vendas apresentou queda. A mesma tendência foi vista na Argentina. O México, marcado pelo segmento de “costume jewellery”, apresentou resiliência frente ao cenário econômico e continuou crescendo, sendo impulsionado pelas inovações do setor.

Joias finas representam 70% do faturamento à nível regional

Em nível regional, as vendas de joias finas representam 70% do faturamento do setor joalheiro, mas há disparidades significativas entre os países da América Latina. No Brasil, onde a população com renda anual acima de USD100 mil é duas vezes maior que a do México, as vendas de joias finas representam 86% do faturamento do setor. No México, a categoria representa somente 32% do total. O México é também um forte fabricante de prata e os joalheiros locais oferecem itens feitos à base de diversos materiais, com preços variados e visando consumidores de diferentes faixas de renda.

Lojas especializadas são o canal mais predominante

As lojas especializadas são, de longe, o canal mais predominante do setor joalheiro na América Latina, representando 77% do faturamento em 2017. Em nível regional, 95% das vendas de joias finas são realizadas por meio desse canal uma vez que os consumidores de joias finas preferem as lojas especializadas para ter a “experiência dentro da loja” e receber sugestões do varejista antes de realizar a compra. No Brasil, por exemplo, os varejistas de joias e relógios conseguiram se manter relevante mesmo durante a crise econômica graças aos serviços oferecidos pela loja e flexibilidade nas opções de pagamento (por exemplo, por meio de parcelamento).

Alguns grandes fabricantes se destacam, mas participação permanece pequena

O setor joalheiro da América Latina é altamente fragmentando, com um grande número de pequenas marcas e uma vasta quantidade de produtos sem marca. Algumas empresas maiores se destacam, mas a participação delas no total das vendas continua pequena. Por exemplo, a empresa líder do mercado na região, a brasileira Joias Vivara, detém apenas 3% de participação na América Latina e 5% do mercado brasileiro.

Interested in more insights? Subscribe to our content

Shop Our Reports

World Market for Duty-Free: Unlocking Value and New Opportunities

The outlook for world duty-free looks rosy, as pent-up demand and the recent reopening of China are powering tourism recovery, despite the headwinds caused by…

View Report

Luxury in Saudi Arabia: The Story of Unlimited Opportunities

The global luxury goods industry is witnessing a recovery, and is expected to reach pre-pandemic levels in 2023. Gulf Council Countries like Saudi Arabia and…

View Report

Competitor Strategies in Personal Accessories

Personal accessories sales growth slowed in 2022, due to a high inflation environment, continuing COVID-19 restrictions in China, and the impact of the war in…

View Report
Passport Our premier global market research database with detailed data and analysis on industries, companies, economies and consumers. Track existing and future opportunities to support critical decision-making across all functions within your organisation Learn More