Consumers Our insights cover everything from income, spending, behaviour and attitudes to demographic changes and household makeup. We help businesses anticipate consumer preferences and stay relevant long term.

Urbanização e tecnologia criam novas oportunidade dentro dos lares

4/3/2018
Pavel Marceux Profile Picture
Pavel Marceux Bio
Share:

A rápida urbanização em mercados emergentes está criando novas oportunidades para desenvolvimento de tecnologia. As regiões recentemente urbanizadas são lucrativas à medida que aspiram preencher as possibilidades que não eram disponíveis anteriormente em áreas rurais menos avançadas. Os produtores de produtos lácteos e de carne na China, as operações de e-commerce da Amazon na Índia e os desenvolvedores urbanos em Londres são apenas alguns exemplos de segmentos que estão aproveitando da urbanização. Esta oportunidade é especialmente relevante nos mercados emergentes com um rápido ritmo de urbanização.

 

Um mundo muito mais urbanizado

A urbanização continuará acontecendo até 2030, ano que apresentará nível recorde em termos de número de lares em áreas urbanas. Os lares em áreas rurais não estão encolhendo, mas os centros urbanos estão se expandindo a um ritmo muito mais rápido. Fatores como a imigração de pessoas em áreas atingidas pela pobreza, cidades que se expandem para incorporar mais zonas suburbanas e rurais e a criação de vilas e cidades inteiramente novas direcionarão a urbanização. Em 2030, cerca de 5.0 bilhões de pessoas viverão em 1.7 bilhões de lares em áreas urbanas.

“Apartamentalização” como consequência da urbanização

O início da urbanização está criando um boom no número de apartamentos. Países como a China, Brasil e Reino Unido verão crescimento crescente dos apartamentos até 2030. Contudo, as casas continuarão a ser o tipo de habitação predominante globalmente. Para cada duas casas, haverá um apartamento.

Os apartamentos estão vendo um crescimento mais rápido porque fornecem uma solução para alojar um grande número de pessoas em um espaço urbano limitado. Eles têm a possibilidade de serem muito menores e, portanto, mais baratos, o que gera demanda entre o consumidor urbano e que vive sozinho. Os apartamentos oferecem acesso muito mais fácil a serviços públicos e serviços digitais, exigindo menos trabalho do proprietário para cuidar e manter sua propriedade.

 

Lares como unidades de consumo digital

A rápida globalização do acesso à internet e serviços associados é a digitalizando os lares a uma taxa sem precedentes: até 2030, a maioria das casas do mundo terá internet de banda larga, possibilitando acesso a serviços como vídeo, jogos, jogos de azar, mídias sociais, e-commerce, bancário, saúde, educação, entre outros. Este maior nível de conectividade, com a ajuda de dispositivos como smartphones, tablets e TVs inteligentes, permitirá o desenvolvimento de tendências dentro do lar que transformarão o comportamento do consumidor.

 

As principais empresas estão tornando os lares smart

Fonte: Euromonitor International

 

Bem duráveis dos lares

Os aparelhos básicos, como televisores e fogões, continuarão a ser globalmente o item mais comum entre as famílias até 2030. Os maiores saltos de penetração serão vistos nos chamados bens duráveis de luxo, como consoles de videogames, câmeras de vídeo e freezers. A expansão da classe média nos países em desenvolvimento impulsionará a demanda por esses produtos, uma vez que o aumento dos permite que as famílias façam compras não-essenciais que talvez não fossem possíveis anteriormente. A queda dos preços de muitos bens duráveis é outro fator que beneficia a venda desses produtos.

 

Tecnologia em casa

A acessibilidade e o uso mais amplo da tecnologia estão direcionando a demanda dos lares por mais recursos digitais, incluindo TVs inteligentes, dispositivos que economizem energia e eletrodomésticos em geral. As famílias estão investindo mais em bens duráveis domésticos, como geladeiras, aparelhos de ar condicionado e micro-ondas, criando oportunidades para que as empresas ofereçam serviços smart e produtos de maior valor agregado nos bens duráveis. O comércio eletrônico e os pagamentos direcionarão essas compras.

 

Sobre a Euromonitor International

A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.

Interested in more insights? Subscribe to our content

Latest Insights

Three Ways to Achieve Sustainable Urban Mobility

Fransua Vytautas Razvadauskas 24 November 2021

How Have Mobility Patterns Changed During the COVID-19 Pandemic?

Fransua Vytautas Razvadauskas 22 November 2021

2022全球十大消费者趋势

Alison Angus 22 November 2021

Shop Our Reports

Income and Expenditure in Latin America

Thanks to rising commodity prices and the economy recovering from the pandemic, income and expenditure in Latin America are set to increase significantly over…

View Report

World Market for Consumer Finance

The world market for consumer finance is rebounding following the drop in consumer spending caused by COVID-19. Nearly all the established payment companies saw…

View Report

Commerce 2040: A Regional Exploration of the Future Retail Store

Euromonitor International’s Commerce 2040 series outlines a vision for how consumers might shop in two decades. This report focues on how retail is evolving and…

View Report
Passport Our premier global market research database with detailed data and analysis on industries, companies, economies and consumers. Track existing and future opportunities to support critical decision-making across all functions within your organisation Learn More