Retail and E-Commerce Our experts provide analysis on the retail industry, featuring insights from a local to global level on where and how consumers will shop across both traditional and emerging retail channels.

O Que Esperar da Black Friday on Brasil em 2019

11/21/2019
Euromonitor International  Profile Picture
Euromonitor International Bio
Share:

Embora não seja tradicionalmente uma data brasileira, a Black Friday foi adotada pelos varejistas há alguns anos para incrementar os ganhos em um mês sem muito consumo e a estratégia foi assertiva.

Hoje, a data é um dos principais eventos do varejo no Brasil, comparável até mesmo com o Natal. A intenção de compra pra esse ano chega a níveis históricos, com a maioria esmagadora dos brasileiros querendo adquirir algum produto no dia 29 de Novembro.

Abaixo, listamos 4 grandes tendências que vão ditar o perfil de compras em uma das maiores datas do varejo brasileiro.

Mobile ganha relevância

Os smartphones tornaram-se um símbolo de status. A popularidade das mídias sociais e o desenvolvimento do comércio móvel contribuem para a posição cada vez mais central da estratégia digital.

O Brasil alcançou a marca de 138 milhões de usuários de internet em 2018,  76% destes exclusivamente via subscrição de internet móvel, segundo dados da Euromonitor International.  Compras via aplicativos tem sido cada vez mais relevantes e a Black Friday deste ano deve ser mais equilibrada entre desktop e mobile.  Os líderes de varejo investiram em experiências de multifuncionalidade e compras no aplicativo, promovendo produtos e promoções específicos do canal. A expectativa é de que a relevância das compras no aplicativo aumente este ano durante a Black Friday. Segundo pesquisa promovida pela Méliuz, principal empresa brasileira de cashback, este ano, 43,2% das pessoas pretendem pesquisar e comprar usando notebook/desktop, enquanto 27,2% devem fazer o processo por smartphone. Quem pesquisa no smartphone e finaliza a compra no notebook chega a 21,4% e 8,2% pretendem fazer o oposto: pesquisar no computador e comprar no celular.

Omnicanalidade tem status essencial

A cada edição os consumidores estão mais exigentes e bem informados, e esperam que os varejistas possam oferecer os mesmos descontos nas lojas físicas. A integração de canais, foco dos principais players em 2018, deve desempenhar um papel fundamental na Black Friday deste ano.

Pela primeira vez na história do evento no país, o número de consumidores com intenção de comprar no varejo físico deve se igualar ao daqueles que querem comprar online. Cerca de 37% dos entrevistados disseram que compram apenas em lojas físicas e 38% apenas na internet, segundo uma pesquisa da Google no Brasil.

De acordo com o Lifestyles Survey da Euromonitor em 2018, 35% dos consumidores colocam como maior motivador para as compras online a possibilidade de poder comprar em qualquer momento, em qualquer lugar. A questão do frete também pesa na decisão, com 45% dos respondentes colocando a entrega grátis com relevância, o que pode ser resolvido por meio do click-and-collect.

Produtos e viagens em foco

Novamente, os principais produtos procurados na Black Friday vão ser os smartphones, eletrônicos e aparelhos de mídia e eletrodomésticos, dado o ticket alto que esses itens costumam ter no decorrer do ano. Apesar disso, espera-se uma expansão em categorias de produtos de menor relevância, como roupas, calçados, cosméticos e casa e decoração, que aumentam sua participação no varejo online tanto na Black Friday, quanto no ano todo.

Outro setor que ganha destaque durante a data é o de turismo, que aproveita para ofertar aos clientes passagens, hospedagens e pacotes a preços bastante inferiores aos comumente praticados, optando por datas pré-definidas de baixa temporada, onde tradicionalmente há um volume baixo de demanda, e usufruem de um mercado de turismo online que está previsto para crescer em 35% em 2019.

Experiência, confiança e  formas de pagamentos como fatores determinantes

Embora façam planejamento e monitoramento de preços antes da data para não se deixar levar por ofertas não tão atraentes quanto parecem, não é apenas o desconto agressivo e o preço baixo que determinam se um consumidor escolhe ou não fazer uma compra. O oferecimento de múltiplas formas de pagamento, embora o cartão de crédito ainda seja a predileta, e a possibilidade de parcelamento sem juros vão contribuir fortemente na hora da escolha.

A entrega é outro fator decisivo para a compra. Muitos consumidores abandonam o carrinho em função do preço do frete e do tempo de entrega do produto, sinalizando aos varejistas a necessidade de pensar soluções logísticas mais eficientes. Isso inclui a opção de retirar na loja, que ganha cada vez mais força junto aos consumidores que não querem pagar frete, não têm como receber o produto no domicílio ou que não têm seu CEP atendido pelos serviços de entrega.

Existe também a preocupação com a reputação do varejista. Falhas na entrega dos produtos e consumidores vítimas de fraude ao comprar no ambiente online do varejista acendem sinal amarelo para quem está à procura de ofertas. A expectativa de que os varejistas tenham operações robustas para suportar o alto volume de acessos simultâneos aos seus ecommerces e conseguir levar a cabo todas as entregas dentro do prazo estipulado no momento da compra também é levada em consideração.

Nesse sentido, a percepção de confiabilidade das transações, variados métodos de pagamento e melhor custo-benefício na entrega são fatores que, aliados aos descontos agressivos e preços mais baixos que os praticados ao longo do ano, serão decisivos para atrair (e mesmo fidelizar) o consumidor nessa data já tão importante para o calendário do varejo no Brasil.

Para saber mais sobre a indústria de varejo no Brasil, acesse o nosso relatório ‘Retailing in Brazil’.

Interested in more insights? Subscribe to our content

Shop Our Reports

Future of Consumption: Unlocking Gen Z Behaviour for Crafting Powerful Strategies

Generation Z, comprising one-fifth of the global population, is poised to wield significant consumer influence. However, their polarized behaviours toward…

View Report

New Concepts in Retail

Retailers’ constant experimentation with new concepts and formats helps to lay the groundwork for the industry’s future. For this reason, Euromonitor…

View Report

World Market for Retail

During 2023, global retail sales posted a slight recovery, despite inflationary pressures. Broader trends favoured shifts to value-focused retail channels such…

View Report
Passport Our premier global market research database with detailed data and analysis on industries, companies, economies and consumers. Track existing and future opportunities to support critical decision-making across all functions within your organisation Learn More
;