Consumers Our insights cover everything from income, spending, behaviour and attitudes to demographic changes and household makeup. We help businesses anticipate consumer preferences and stay relevant long term.

Conquiste-me em Segundos (Porque minha atenção é curta)

2/27/2020
Julia Fillingame Profile Picture
Julia Fillingame Bio
Share:

Este artigo é parte da série que destaca as 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2020. 

Com tecnologia, acessibilidade e uso aprimorados, os consumidores podem encontrar quantidades imensas de informações com poucas barreiras. E com isso vem a necessidade de identificar os conteúdos mais relevantes.

Mais conteúdo em menos tempo

Os consumidores estão constantemente procurando por canais personalizados, autênticos e cativantes. Eles estão ficando acostumados com conteúdos mais breves, o que está estimulando a tendência "Conquiste-me em segundos". Os consumidores têm a mesma capacidade de processar informações do que antes, mas agora lidam com uma quantidade muito maior delas, precisando identificar rapidamente os conteúdos mais relevantes.

A gratificação instantânea que os consumidores sentem e esperam em relação a conteúdos rápidos e relevantes impulsionará ainda mais o ciclo de inovação. Com o constante aumento no uso de smartphones, a população de classe média e as gerações mais novas centradas no visual, especialmente em mercados emergentes, fortalecerão a tendência "Conquiste-me em segundos".

As marcas e plataformas estão produzindo conteúdos cativantes e velozes ao lançar materiais com impacto visual e comentários em áudio - multissensoriais e rápidos para gerar a satisfação instantânea. Em 2020, esse é o padrão do serviço para os consumidores e, se não for cumprido, eles passarão para a próxima opção.

Uma vez que os consumidores querem interagir com marcas, produtos e serviços da maneira mais autêntica possível, os influenciadores digitais estão ganhando tração como um canal de marketing digital emergente. Normalmente, os consumidores seguem influenciadores com valores semelhantes, resenhas confiáveis e conteúdo que desperte uma resposta positiva.

Hoje, a tendência é visual e multissensorial. A médio prazo, espera-se crescimento no comércio de voz e inteligência artificial.

Em um mercado altamente competitivo, as marcas precisam oferecer o conteúdo dinâmico que os consumidores procuram. Para acompanhar o que a tendência "Conquiste-me em segundos" será no futuro, as empresas precisam investir em tecnologia.

“Um dos expoentes desta tendência é a concorrência cada vez maior não só pelo bolso, mas também pela atenção dos consumidores nas gôndolas do varejo. Barreiras de entrada menores, maior acesso à tecnologia, fragmentação das cadeias de produção e maior abertura do público para experimentação têm sido catalizadores da entrada de marcas menores e regionais no mercado. A competição pelo espaço na gôndola tem sido acirrada e ganham espaço aquelas marcas que conseguem se destacar não apenas pelos aspectos visuais, mas também pela comunicação assertiva”, comenta Angelica Salado, gerente de pesquisa da Euromonitor International.

Conquiste a atenção e economize o tempo dos consumidores

A tendência "Conquiste-me em segundos" evoluiu e se tornou mais forte à medida que as tecnologias, tanto com acessibilidade quanto com o uso, permitiram o fornecimento de informações e funcionalidades instantâneos para os usuários. Os consumidores querem que as marcas deixem as informações, produtos ou serviços o mais acessíveis possível em um espaço de tempo curto para competir com outras demandas.

Para saber mais, faça o download gratuito do relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2020.

Interested in more insights? Subscribe to our content

Explore More

Shop Our Reports

Global Cities Trends

This briefing provides a global perspective of the key trends occurring in cities over 2018 -2023. It goes on to provide forecast data and insights for cities…

View Report

Future of Consumption: Unlocking Gen Z Behaviour for Crafting Powerful Strategies

Generation Z, comprising one-fifth of the global population, is poised to wield significant consumer influence. However, their polarized behaviours toward…

View Report

Global Inflation Tracker: Q1 2024

This report examines inflation levels and drivers globally and in key countries in 2024. Global inflation is moderating, although divergence among the key…

View Report
Passport Our premier global market research database with detailed data and analysis on industries, companies, economies and consumers. Track existing and future opportunities to support critical decision-making across all functions within your organisation Learn More
;