Please be aware that our website will be undergoing essential maintenance work between 09:30-10:30 UTC, during this period you may experience issues with checkout. If you need assistance, please contact our customer support team at Halo.CRM@euromonitorint.onmicrosoft.com.  

Latin America Euromonitor publishes comprehensive data and analysis with five-year forecasts on products, industries, demographics and consumer lifestyles in Latin America.

Nostalgia e escapismo em momentos de crise

8/11/2022
Euromonitor International  Profile Picture
Euromonitor International Bio
Share:

Esse artigo foi originalmente publicado na edição de junho da revista Meio & Mensagem, e escrito por Paula Ferolla Correia, Mikaely Correa, Carolina Marchiori, Rodrigo de Mattos, Marília Borges e Guilherme Machado

As gerações que se tornaram adultas e financeiramente autônomas nas duas primeiras décadas dos anos 2000 vivenciaram no Brasil um longo período de crise a partir de 2014. As expectativas sobre uma retomada econômica apontavam para um futuro mais promissor a partir de 2019, mas a pandemia da COVID-19 superou as piores expectativas em termos macroeconômicos e também trouxe preocupações redobradas com a manutenção da saúde. Soma-se a esse cenário a tensão da guerra na Ucrânia e a escalada global da inflação.

Em contraste com esse ambiente de desânimo e medo, os anos 1990 acumularam marcos de avanços sociais importantes com o arrefecimento da guerra fria, o Plano Real e uma nova perspectiva econômica no Brasil. Durante esse período de infância dos millennials, a abertura econômica que impulsionou o acesso à produção cultural internacional fez aumentar significativamente a oferta de séries, filmes e desenhos que desfrutaram da atenção de um mercado consumidor sedento por novidades. Até mesmo no mercado audiovisual local, o remake da novela Pantanal (originalmente exibida em 1990) reforça o momento de revisitação ao período.

O impulso de volta a esse passado ganha força no momento de crise atual, enquanto consumidores buscam conforto e estabilidade no comportamento de consumo. Se por um lado os consumidores buscam alívio ou escapismo em produtos e marcas que reforcem o sentimento de acolhimento e familiaridade, as empresas também vêm na retomada de abordagens do passado uma estratégia mais conservadora de predição de resultados em momento de incerteza conjuntural. Ademais, a reaproximação entre pais e filhos durante os meses de confinamento nos últimos anos trouxeram oportunidades de extensão desse vínculo, em situações de consumo de diversas categorias. Muitas marcas têm estimulado seus consumidores a criarem novas ocasiões de interação, fazendo nascer novas tradições para a continuidade de vivências lúdicas em família ou entre amigos.

Especificamente na indústria de alimentos, muitos consumidores millennials vem aumentando a demanda por snacks que proporcionem mais prazer, enquanto rememoram tempos em que a vida era mais simples e menos acelerada. De acordo com os resultados da Lifestyle Survey, da Euromonitor, em relação a afirmação “Terei menos tempo livre”, participantes que responderam afirmativamente somavam 20,7% em 2021, e já no ano de 2022, esse valor aumentou para 21,2%.  Já para a afirmativa “Minha vida será melhor”, o percentual caiu de 51,3% em 2021 para 50,5% em 2022. Esses dados reforçam que o consumidor vem se sentindo mais sobrecarregado e menos otimista.

Beneficiando-se da tendência da nostalgia e o conforto que ela proporciona, a Nestlé, por exemplo, relançou no início de 2021 o Nescau Ball em edição limitada, o cereal coberto de chocolate que fez parte da infância desse público. Em outubro do mesmo ano, as marcas Boticário e Bubbaloo lançaram uma linha de produtos com o cheiro do famoso chiclete rosa sabor tutti-frutti dos anos 90. Outro exemplo em que a nostalgia é aplicada em um “cross” de marcas é o lançamento de fevereiro de 2022, da Tortuguita 7Belo fabricada pela Arcor, objetivando unir marcas do portfólio que têm sinergia e atravessam gerações, ganhando novos espaços.

Na Indústria de Brinquedos, vários lançamentos têm se aproveitado do apelo emocional da nostalgia, principalmente em relação a geração Y.  Os millennials que tiveram filhos influenciam diretamente no repertório cultural e nos interesses da próxima geração. Além de serem compradores e tomadores de decisão tanto nas lojas de brinquedos quanto no e-commerce, os pais frequentemente buscam introduzir seus filhos a desenhos, filmes e histórias conhecidas dos anos 1990-2000, e as empresas do segmento têm se atentado a essa tendência.

Para surfar nessa onda, a Estrela lançou uma linha colecionável dos ursinhos carinhosos, além de uma edição do renomado Topo Giggio, conhecido também pela geração X. Outro brinquedo que remete aos anos 90 é o Pogobol, que teve seu relançamento em 2019, e traz um apelo de atividade ao ar livre, muito positivo ao desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Além disso, a franquia Harry Potter, cujo primeiro livro data dos anos 2000, continua fazendo sucesso a ponto de ganhar uma extensa linha de produtos da Sunny Brinquedos. Os adultos podem colecionar itens, ensinar seus filhos sobre a história e interagir dentro do imaginário do universo de J.K. Rowling, e dentre outros como Star Wars, He-Man, Família Dinossauro, Pokémon, Os Simpsons e As Meninas Super Poderosas. Os brinquedos compreendidos na categoria de Bonecos de ação e acessórios, os quais tem forte relação com essa tendência, vêm apresentando performance de crescimento alto desde 2020, e nos próximos anos (2021-2025) deve crescer em torno de 10%. Assim, os brinquedos nostálgicos resgatam uma forma de brincar menos conectada ao mundo digital e, portanto, mais protegida da dureza dos noticiários.

Marcas nacionais como a Chilli Beans, inicialmente orientada a um público mais jovem, têm atuado com uma estratégia que busca atingir vários nichos e trabalhado com uma proposta também voltada a consumidores mais velhos, resgatando com isso o sentimento de nostalgia. Contam com uma série de trabalhos colaborativos com marcas como Marvel, Disney, Harry Porter, Star Wars, Toy Story, Elvis e The Beatles. São em geral produtos que para a empresa ajudam a sustentar faixas de preço mais altas e que têm sido privilegiados pelos consumidores. Além disso, a empresa lançou uma coleção de edição limitada inspirada no evento LOLLAPALOOZA Brasil 2022, com modelos que fazem referência aos anos 90 e 2000, trend em alta hoje e revisitada pela cultura pop e pelos jovens influenciadores com ar mais nostálgico e com a perspectiva de volta. Ainda, com o anúncio de volta do Orkut, a Chilli Beans fez uma publicação na sua conta no Twitter, indicando um possível lançamento de coleção dessa marca. A esperar o que vem de novidades.

Por fim, o revivalismo e o consumo nostálgico têm perspectivas para continuar em consistente performance, podendo até ganhar impulso com a perspectiva de recuperação no poder aquisitivo da população brasileira nos próximos anos. Diversas categorias de produto podem trabalhar as conexões com o passado como um reposicionamento no portfólio de marcas. Assim, pequenos e grandes players podem alavancar resultados ou trazer certo nível de previsibilidade no lançamento de produtos, já conhecidos pela geração Y, por exemplo. As possibilidades são diversas, em que o resgate de experiências, personagens e histórias traz a chance de um reencontro com memórias afetivas a serem revisitadas e compartilhadas com as novas gerações.

Interested in more insights? Subscribe to our content

Shop Our Reports

Consumer Health in Latin America

Emerging from the pandemic, Latin America moved into a period of high inflation, with both factors hitting consumer health sales in 2022. The large Brazilian…

View Report

Global Cities Trends

This briefing provides a global perspective of the key trends occurring in cities over 2018 -2023. It goes on to provide forecast data and insights for cities…

View Report

Global Market Overview of Poultry and Chicken

This briefing examines how the chicken and poultry commodities perform globally and in the largest countries in terms of supply. The report also provides data…

View Report
Passport Our premier global market research database with detailed data and analysis on industries, companies, economies and consumers. Track existing and future opportunities to support critical decision-making across all functions within your organisation Learn More
;