Consumers Our insights cover everything from income, spending, behaviour and attitudes to demographic changes and household makeup. We help businesses anticipate consumer preferences and stay relevant long term.

De volta ao básico: Uma tendência de consumo em alimentos e bebidas no Brasil

2/25/2019
Euromonitor International  Profile Picture
Euromonitor International Bio
Share:

Este artigo faz parte da série destacando o estudo ‘10 Principais Tendências Globais de Consumo’, disponível em português para download.

A tendência ‘De volta ao básico pelo status’ refere-se à busca dos consumidores por produtos e experiências autênticas e diferenciadas que permitam que eles expressem sua individualidade.  Enquanto nos mercados mais desenvolvidos essa tendência desdobra-se em um estilo de vida menos materialista e mais simples, nos mercados emergentes – como o Brasil – houve uma busca por produtos menos genéricos, de maior valor agregado, atributos diferenciados e que indicam um certo nível de status.

Segundo a pesquisa Lifestyle Survey da Euromonitor, realizada em 2017 com 30 mil consumidores em 21 países, 20% dos brasileiros participantes do estudo indicaram estar dispostos a pagar mais por alimentos naturais. Uma nova forma de status com foco em produtos mais simples e minimalistas que enfatizam pontos específicos, além do preço, ganhou relevância em setores como alimentos embalados e bebidas do Brasil. Houve um aumento na demanda por produtos locais, artesanais, minimamente processados e que valorizam os ingredientes regionais.

GCT BR 2

Fonte: Pesquisa Lifestyle, Euromonitor International (2017)

Na indústria de alimentos, novas empresas e produtos que entraram no mercado oferecendo mais do que apenas um produto que “mata a fome” conseguiram crescer mesmo com os efeitos da crise. Um exemplo é a premiunização observada no setor de chocolates. Enquanto o volume de vendas no caiu a uma taxa média anual de 2.6% entre 2013 e 2018, o faturamento de vendas cresceu 2% ao ano, em valores correntes, no mesmo período.  No último ano vimos a expansão da Dengo, novo fabricante de chocolates premium e varejista independente que hoje já possui seis lojas. A marca conecta pequenos e médios produtores de cacau sustentável  da Bahia através de um produto verdadeiramente brasileiro com origem local, sabores nacionais (incluindo frutas da Amazônia como o cupuaçu), minimamente processado, e disposto de forma extremamente artesanal na frente do cliente, permitindo que eles degustem e vivenciem a experiência de uma loja sensorial.

Já no segmento de bebidas, a tendência artesanal – já consolidada no setor de cervejas, destilados (principalmente a cachaça) e vinhos do Brasil – chegou fortemente ao mercado de café brasileiro. Porém, mais do que ressaltar o caráter local das marcas ou uma certificação geográfica específica, a tendência desdobra-se na personalização do produto por meio de critérios de fácil entendimento do consumidor, como a acidez, mineralidade e doçura do café. Diversas marcas buscam mostrar que por meio desses três simples atributos pode-se criar uma gama de variedades, conferindo uma experiência única para o cliente e, desta forma, trabalhando a questão do status e a construção da imagem que cada consumidor busca passar sobre si mesmo. A Melitta, por exemplo, possui uma iniciativa que permite que o consumidor personalize seu café ao seu gosto e a uCoffee guia o consumidor para encontrar a marca de café que mais se assemelha aos seus gostos e preferências – seja com uma marca que já está no mercado, ou buscando diretamente o melhor café com um produtor.

A prova de que esse movimento não é temporário mostrou-se justamente na busca por cafés cada vez mais originais e que se destaquem por seus atributos mais elementares, mantendo a categoria em crescimento constante, mesmo sendo um mercado com grande penetração do produto e com a economia em crise. Entre 2013 e 2018, o preço médio por kilo de café cresceu quase 17% em termos correntes, atingindo os mesmos patamares de crescimento em valor agregado que o vinho e a cerveja. Até 2023, espera-se que o café repita este crescimento no período, reforçando o caráter irreversível deste movimento.

A tendência ‘De volta ao básico por status’ deverá se tornar ainda mais relevante em 2019 e nos próximos anos. À medida que o país apresente uma situação melhor economicamente, mais consumidores devem se afastar dos produtos massificados, atribuindo um valor ainda maior à qualidade e aspectos únicos dos alimentos e bebidas que consomem.

Para mais informações sobre as mudanças nos valores e prioridades dos consumidores e como estes estão causando disrupção nos negócios ao redor do mundo, faça o download do nosso relatório ‘10 Principais Tendências Globais de Consumo’, disponível em português.

Artigo originalmente publicado no Meio & Mensagem em fevereiro de 2019.

Interested in more insights? Subscribe to our content

Explore More

Shop Our Reports

Global Cities Trends

This briefing provides a global perspective of the key trends occurring in cities over 2018 -2023. It goes on to provide forecast data and insights for cities…

View Report

Future of Consumption: Unlocking Gen Z Behaviour for Crafting Powerful Strategies

Generation Z, comprising one-fifth of the global population, is poised to wield significant consumer influence. However, their polarized behaviours toward…

View Report

Global Inflation Tracker: Q1 2024

This report examines inflation levels and drivers globally and in key countries in 2024. Global inflation is moderating, although divergence among the key…

View Report
Passport Our premier global market research database with detailed data and analysis on industries, companies, economies and consumers. Track existing and future opportunities to support critical decision-making across all functions within your organisation Learn More
;